quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O CAMINHO DO LOUCO




O CAMINHO DO LOUCO (PARTE 1)


T
A    O
R



DENTRE OS ORÁCULOS E SISTEMAS SIMBÓLICOS QUE SOBREVIVERAM ATÉ OS DIAS DE HOJE, POUCOS EXERCEM TANTO FASCÍNIO COMO O TARO. QUER SE RESUMA A UM MERO SISTEMA PREDITIVO, QUER SEJA CONTEMPLADO COMO UMA COMPLEXA LINGUAGEM SIMBÓLICA QUE CONDENSA TODA A SABEDORIA HERMÉTICA-CABALISTA-TEOSÓFICA, NELE PODEMOS NOS DEBRUÇAR E DEIXAR A IMAGINAÇÃO CORRER PARA DESCOBRIR O QUE AS SUAS FIGURAS COMUNICAM, O QUE ELAS REPRESENTAM. 

PRIMEIRAMENTE, É IMPORTANTE SABER O QUE ESSA PALAVRA SIGNIFICA, E PARA ISSO SUGERIMOS DISPO-LA EM FORMA DE CIRCULO E INTERPRETA-LA COMO UM ANAGRAMA. ENTÃO TEMOS: ROTA, ATOR, TORA E ORAT. TEMOS AINDA RATO( DE RATIO, REAL), ISSO SE COMBINARMOS AS QUATRO LETRAS, POIS É POSSÍVEL EXTRAIR OUTRAS PALAVRAS SE FIZERMOS COMBINAÇÕES COM TRES LETRAS, COMO POR EXEMPLO ARO E TAO.  . 
DE POSSE DOS MULTIPLOS SIGNIFICADOS QUE A PALAVRA TARO COMPUTA, PODEMOS  DEFINIR O SISTEMA COMO O CAMINHO REAL(ROTA RATO) DA LEI(TORÁ) PERCORRIDO PELO ATOR PARA ALCANÇAR O ESTADO DE CONEXÃO CONSCIENTE COM DEUS(ORAT).

EM ESCOLAS INICIÁTICAS DO PASSADO O TARO ERA SECRETAMENTE ENSINADO COMO A REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA DO ITINERÁRIO EVOLUTIVO DO ANTHROPOTHEO (HOMEM DEUS) ,O EU DIVINO PURO,PORÉM, INCONSCIENTE (E POTENCIALMENTE CRIADOR). ESSE HOMEM REAL É A CENTELHA DE DEUS, A MÔNADA DOS TEÓSOFOS, O ADAM HEBRAICO E O JIVATMA HINDU
APRENDIA-SE QUE OS PERSONAGENS DOS ARCANOS ERAM ROUPAGENS DE UM ÚNICO PERSONAGEM: O LOUCO, QUE NO FUNDO, ERA A PRÓPRIA MONADA. 
ELE ERA A IMAGEM DA PERFEIÇÃO INCONSCIENTE QUE DEVERIA TORNAR-SE PERFEIÇÃO CONSCIENTE, MAS PARA TANTO, PRECISAVA MERGULHAR NO ARCO INVOLUTIVO E "EXISTIR"(SER PARA FORA) CONCRETAMENTE, NO TEMPO E NO ESPAÇO. SOMENTE POR ESSA IMERSÃO ELE PODERIA EXTERIORIZAR SUA INTELIGENCIA E PODER CRIADOR. 

A GENESE


O LOUCO, ENTÃO, SAI DO ESTADO EMBRIONÁRIO E ONÍRICO PARA MERGULHAR SUA CONSCIÊNCIA NO UNIVERSO MANIFESTO ASSUMINDO A ROUPAGEM DE "MAGO". 

ESSE CURIOSO PERSONAGEM EXIBE SOBRE SUA MESA DE "CAMELÔ" TODOS OS SEUS POTENCIAIS, DONS E FACULDADES SIMBOLIZADOS AQUI POR INSTRUMENTOS BEM DEFINIDOS: UMA ESPADA, UMA TAÇA E UMA GRANDE MOEDA. 
DETALHE QUE A SUA MESA QUADRADA(MATÉRIA) É SUSTENTADA POR TRÊS PÉS(ESPÍRITO TRINO: VONTADE-PAI, AMOR-FILHO E INTELIGENCIA-ESPIRITO SANTO). 
O MAGO É TRANSPIRA ENERGIA, VITALIDADE, VIGOR E VONTADE DE SE MANIFESTAR, MAS AINDA É CRU, IMATURO E IMPULSIVO, EMBORA.TENHA UMA PERCEPÇÃO EXTREMAMENTE AGUÇADA. ELE É SAGAZ E MAGNÉTICO, POIS O INTELECTO AINDA NÃO OPERA COMO UM CONTÊINER CONCEITUAL INTERPOSTO ENTRE OBSERVADOR E OBSERVADO. O MAGO VÊ AS COISAS COMO ELAS SÃO. 
ELE VIVE O FRESCOR DA "JUVENTUDE", O FLUIR ESPONTÂNEO DA VITALIDADE E LIDA COM TUDO COMO SE FOSSE A PRIMEIRA VEZ, TRAÇO HERDADO DO LOUCO ACRESCIDO DE DIREÇÃO E FOCO.








O CHAPÉU ENCIMANDO A CABEÇA DO MAGO TEM A FORMA DE UMA LEMNISCATA ,SIMBOLO DO INFINITO QUE EVIDENCIA SER ELE UMA MANIFESTAÇÃO DIVINA. ISSO É REITERADO POR OUTRAS ADIÇÕES SIMBÓLICAS DA CARTA: OS BRAÇOS ESTÃO EM POSIÇÕES OPOSTAS, UM PARA CIMA E OUTRO PARA BAIXO INDICANDO QUE "O ESTÁ EMBAIXO É ANÁLOGO E CORRESPONDENTE AO QUE ESTÁ EM CIMA" EM ACORDO COM O CAIBALION DE HERMES TRISMEGISTO. ESSA POSTURA TAMBÉM REMETE À LETRA ALEPH, A PRIMEIRA DO ALFABETO HEBRAICO E CUJO SIGNIFICADO É EXATAMENTE A LIGAÇÃO/CONEXÃO ENTRE D'US E ADAM. 
NA MÃO ESQUERDA AO ALTO O MAGO MANIPULA UM BASTÃO QUE TAMBÉM ENCERRA O SENTIDO DE CORRESPONDÊNCIA, DEMONSTRANDO QUE ELE DEVERÁ INTEGRAR, DENTRO DA SUA CONSCIÊNCIA E EXPERIENCIA, OS ASPECTOS VIDA E FORMA, SUBJETIVO E OBJETIVO ASSIM COMO TODAS AS DEMAIS POLARIDADES. 

O MAGO VIVE NA DUALIDADE, EMBORA SEJA ELE MESMO  O TERCEIRO ELEMENTO QUE DEVERÁ FORMAR A TERNALIDADE. ELE DEVERÁ SE TRANSFORMAR NO VÉRTICE DO TRIANGULO SITUADO ACIMA DO MODO DUAL-LINEAR, E ASSIM, SER CAPAZ DE GERIR OS OPOSTOS-COMPLEMENTARES. MAS ISSO AINDA LHE É EMBRIONÁRIO, ELE É JOVEM DEMAIS PARA DESENVOLVER ESSA MAESTRIA. TODAS AS HABILIDADES ESPIRITUAIS DORMITAM COMO POTENCIA.  SOMENTE EM FASES ULTERIORES DA SUA JORNADA APÓS SER MOVIDO PELAS FORÇAS E PULSÕES BÁSICAS DA NATUREZA E ESGOTA-LAS, É QUE ELE  EMPREENDE "A ESCALADA" DA MONTANHA RUMO AO CUME, AO CENTRO DE SI MESMO DE FORMA CONSCIENTE. 

"NO ALTO" ELE SERÁ INVESTIDO DA VISÃO ONILATERAL, ACIMA  DA PERCEPÇÃO HORIZONTAL E RASA DO  DUALISMO PSÍQUICO. 
ESSA VISÃO E ENTEDIMENTO PANORÂMICOS SERÃO O SEU NORTE PARA SEGUIR ADIANTE NA SUA ROTA, LIVRE DE ESCOLHAS CEGAS E TENDENCIOSAS, DAS ATRAÇÕES E REPULSÕES QUE O AMARRAM KARMICAMENTE ROUBANDO TEMPO E ENERGIA..

SUA MÃO DIREITA ESTÁ PARA BAIXO COM O DEDO INDICADOR(DA RAZÃO E DO SENTIDO, QUE APONTA A DIREÇÃO CORRETA, OU QUE ACUSA...) TOCANDO O CENTRO DE UMA GRANDE MOEDA DE OURO( NAIPE DE OUROS,ELEMENTO TERRA), DEMONSTRANDO OUTRA MAESTRIA QUE ELE DEVERÁ ADQUIRIR AO LONGO DO SEU PERCURSO: LIDAR COM A MATERIALIDADE E COM A CAPACIDADE FAZER CIRCULAR OS RECURSOS QUE A ELE FOREM CONSIGNADOS(SIM,POIS NADA NOS PERTENCE). POR ISSO A MOEDA É DE OUTRO COM UMA CRUZ, INDICANDO QUE INICIALMENTE O ESPÍRITO É CRUCIFICADO NA MATÉRIA, PARA DEPOIS, ABSORVE-LA NO SEU CENTRO. O FATO DA MOEDA SER REDONDA RESIDE NO SENTIDO DE QUE A ENERGIA MATERIAL SIMBOLIZADA PELA ENERGIA MONETÁRIA DEVE CIRCULAR POR IGUAL, SEM RETENÇÕES, SEM ARESTAS. SENDO DE METAL ,AINDA MAIS O REI DOS METAIS, FAZ COM QUE HAJA VALOR REAL POR TRÁS DAS TROCAS E DOS NEGÓCIOS. EM QUE PESE A NOTA DE DINHEIRO(PAPEL PINTADO,SEM VALOR ALGUM) SER LEVE E PODER "VOAR" SUA FORMA RETANGULAR NÃO PERMITE CIRCULAÇÃO, FORA SER FACILMENTE IMPREGNÁVEL E SUJA. A MOEDA PODE SER DESMAGNETIZADA E LIMPA CONFORME A QUALIDADE DE QUEM A MANIPULA.


NA MESA VEMOS TAMBÉM UMA ESPADA DEITADA( NA VERSÃO AQUI APRESENTADA,POIS EM OUTROS É COMUM VE-LA EMPUNHADA PELO MAGO), E COMO BEM SABEMOS A ESPADA SIMBOLIZA VONTADE E VERDADE, SUA PONTA TAMBÉM CAPTA ENERGIA, APONTA PARA CIMA OU PARA BAIXO, ARA A TERRA E PERFURA O QUE RESISTE. É CONTUNDENTE, PENETRA E PERMITE SEGUIR ADIANTE DO VISÍVEL. É SIMBOLO DE HONRA, NOBREZA E PODER. CORTA AS ERVAS DANINHAS, SEPARA "O JOIO DO TRIGO" E PROTEGE. MAS O MAGO SABE DISSO TUDO E TEM DESTREZA PARA MANEJA-LA À LUZ DO BEM,DO BELO E DA VERDADE? NÃO, CLARO QUE NÃO, ELE ATÉ PODE MANEJA-LA, CONTUDO,POR SER MUITO IMPÚBERE, PODE FAZER USO INCORRETO, POR ISSO, É OUTRO POTENCIAL JÁ DISPONÍVEL MAS QUE CARECE DE REFINAMENTO E CONSCIÊNCIA. A ESPADA DEVERÁ,SOBRETUDO, SE MANIFESTAR COMO DISCERNIMENTO, O PODER DE SEPARAR O REAL DO ILUSÓRIO, O VIVENTE DO APARENTE. UM DIA ELE SE TORNARÁ UM CAVALHEIRO QUE DEVERÁ POSTAR A ESPADA FRENTE A PEITO ALINHADA COM A SUA COLUNA, SEGURANDO-A PELA BAINHA NA ALTURA DO UMBIGO E COM A PONTA PARA CIMA DE MODO QUE O CÁLICE DO AMOR E DA FRATERNIDADE(CORAÇÃO) NÃO SEJA PROFANADO PELA MUNDANEIDADE E PELA VILEZA DO EGOÍSMO.


O CÁLICE CONTÉM SANGUE, O VINHO DA CONSCIÊNCIA CRÍSTICA. ELE ESTÁ CHEIO INDICANDO QUE ESSA CONSCIÊNCIA ESTÁ DISPONÍVEL NO SEU CORPO BUDHICO, AINDA QUE SEJA CEDO SORVE-LA,  FALTA MATURIDADE PARA SABOREAR  E RECONHECER O GOSTO DA CONSCIÊNCIA PURA E SUAS BELEZAS, TALVEZ SEJA ATÉ PERIGOSO/DANOSO PARA ELE TER ACESSO A ESSE NÍVEL DE CONSCIÊNCIA E ENERGIA,POSTO QUE UMA EMBRIAGUEZ DE ENERGIAS SUPRATERRESTRES PODE "CONSUMI-LO" COMO UM FOGO DEVORADOR. DE POUCO EM POUCO, SOB A BATUTA DO SENHOR TEMPO(CRONOS) O MAGO TERÁ SEUS LÁBIOS MOLHADOS POR ESSE "VINHO" DE FORMA QUE EM ATOS DE BONDADE, DE BEM SERVIR E DE CONTEMPLAÇÃO ESPONTÂNEA DA BELEZA DE DEUS SEUS EFEITOS SE FAÇAM NOTAR POSITIVAMENTE. EM CERTOS MOMENTOS ELE PODERÁ ATÉ SE EMBRIAGAR,MAS SERÁ UMA EMBRIAGUEZ DIVINA, COMO AQUELA CANTADA PELO POEMA INICIÁTICO O RUBAYAT( O VINHO DO MÍSTICO) ,DE OMMAR KHAYAN.


A INDUMENTÁRIA DO MAGO É INTERESSANTE: ELE VESTE UMA TÚNICA COM CINCO BOTÕES QUE SIMBOLIZAM OS CINCO SENTIDOS MANIFESTOS. ALGUNS TEÓSOFOS OUSAM ACRESCENTAR MAIS DOIS BOTÕES ABAIXO DO CINTO EM ALUSÃO AOS DOIS SENTIDOS VINDOUROS NA HUMANIDADE PERFECCIONADA: A TELEPATIA E A CLARIVIDÊNCIA ASTRO-ETÉRICA. COMO A HUMANIDADE DE MODO GERAL AINDA ESTÁ MUITO PERIGOSAMENTE INFANTIL SOB OS ASPECTOS MAIS IMPORTANTES PARA A SUA EVOLUÇÃO(COMO O AMOR,POR EXEMPLO) ESSAS FACULDADES NÃO PODEM SER DESENVOLVIDAS, COSMO-ÉTICA E COMPAIXÃO E EMPATIA TE-LAS EM ATIVIDADE SERIA CATASTRÓFICO. OS BOTÕES TAMBÉM REPRESENTAM OS QUATRO ELEMENTOS ADICIONADOS DO QUINTO, QUE É O PRÓPRIO HOMEM.


SUA CALÇA É AZUL DEMONSTRANDO QUE ELE É O ESPIRITO À CAMINHAR PELO CHÃO VERDE DA ABUNDANCIA DIVINA PRESENTE NA NATUREZA, PORÉM, ESSA ESPIRITUALIDADE É COMO FLOR EM BOTÃO(VEJA EMBAIXO DA MESA),OU SEJA, IRÁ FLORESCER SUCESSIVAS VEZES ATÉ ATINGIR O LOTUS ESPIRITUAL ETERNO DO SER(FLORE-SER). CADA DESABROCHAR É SUCEDIDO POR UMA MORTE, COMO OS CICLOS INEXORÁVEIS DA VIDA QUE IMPULSIONAM TODOS OS SERES VIVENTES ADIANTE EM ARCO ASCENDENTE.


O MAGO NÃO OLHA PARA A FRENTE, ELE PENSA NO FUTURO, OU MELHOR, IMAGINA O VIR A SER, E SABE NO SEU ÍNTIMO QUE O CAMINHO É LONGO E QUE OUTRAS HABILIDADES E FACULDADES HÃO DE SER DESENVOLVIDAS PARA LIDAR COM AS MUITAS PROVAÇÕES E AVENTURAS QUE O AGUARDAM.


(Continua)


Extraido do livro Taro: A Rota do Ator, de Marcio Isael Larsen

















Nenhum comentário:

Postar um comentário