segunda-feira, 9 de junho de 2014

O QUE É O TARO ( PARTE 1)

O QUE É TARO - PARTE 1
(Texto extraído do Livro Taro: A Rota do Ator, de autoria de Marcio Larsen)




O TARO, SE POSTO EM LINHAS MUITO BREVES, PODE SER DEFINIDO COMO UM SISTEMA DE LINGUAGEM SIMBÓLICA/ARQUETÍPICA CONCEBIDA PARA REPRESENTAR OS DIFERENTES ESTÁGIOS EVOLUTIVOS DO ESPÍRITO HUMANO. TAMBÉM APRESENTA AS LEIS E PRINCÍPIOS REGULADORES DESSA EVOLUÇÃO, TUDO ISSO POR MEIO DE UMA SEQUENCIA FORMADA POR VINTE E DOIS ARCANOS( DE ARC + NUM, ANTIGO, MISTÉRIO) DENOMINADOS MAIORES, APOIADOS POR OUTROS CINQUENTA E SEIS MENORES.
A RELAÇÃO HOMEM-SIMBOLO( DE SIMBIOS, O QUE UNE, CINGE) EXISTE DESDE OS PRIMÓRDIOS DA RAÇA HUMANA, DE MODO QUE É INERENTE A NOSSA ESPÉCIE SIMBOLIZAR SUAS PERCEPÇÕES E INTERPRETAÇÕES DA REALIDADE, SEJA À NÍVEL OBJETIVO - FENOMÊNICO, SEJA À NÍVEL SUBJETIVO - NUMÊNICO.   O SIGNO PARECE SER MAIS PRECISO PARA EXPRESSAR UMA IDEIA DO QUE AS PALAVRAS DADA A UNIVERSALIDADE DO SEU ALCANCE. ISSO VALE DESDE A RELIGIÃO AO MARKETING, AFINAL, VIVEMOS NA  ERA DA OSTENTAÇÃO DE SÍMBOLOS DETERMINANTES DE STATUS, POSIÇÃO SOCIAL E "TRIBOS", MUITOS DOS QUAIS TORNARAM-SE SAGRADOS NA ATUAL RELIGIÃO DA OSTENTAÇÃO. INFELIZMENTE, ESSE FORMA DE "SIMBOLISMO" NÃO SE APROXIMA EM NADA DA IDEIA DO SIMBOLO ENQUANTO LINGUAGEM DE APROXIMAÇÃO ENTRE SUJEITO E ESSÊNCIA, ENTRE CAUSA E EFEITO. AS "MARCAS" QUE PERFILAM VITRINES E CARROS SÃO ELEMENTOS DE COESÃO SIM, MAS SOMENTE PARA OS OBJETOS QUE PRETENDEM VENDER, POIS NÃO RESTAM DUVIDAS QUANTO ÀS MULTIDÕES POR ELAS ATRAÍDAS E MAGNETIZADAS!
QUANDO ANALISAMOS O TARO É FÁCIL IDENTIFICAR OS OBJETOS E PERSONAGENS ESTAMPADAS EM SUAS CARTAS(ARCANOS), POIS SÃO TODOS FAMILIARES. É FÁCIL, POR EXEMPLO, IDENTIFICARMOS  UMA DELICADA DAMA SEGURANDO UM LEÃO PELA BOCA COMO SE ESSE ESTIVESSE SOB SEU DOMINIO , ASSIM COMO UMA TORRE DESMORONANDO; OU UM   CASAL DE CRIANÇAS FELIZES E DESNUDAS SOB UM SOL RADIANTE;  MAS TAMBÉM,REPRESENTAÇÕES MEDONHAS AO NOSSO ENTENDIMENTO COMUM, COMO A CAVEIRA CEIFADORA DA MORTE E O CHÃO REPLETO DE MEMBROS DECEPADOS. TODAS ESSAS FIGURAS SÃO CLARAS, EMBORA NÃO SAIBAMOS COMO INTERPRETA-LAS E NEM RELACIONAR DE FORMA COERENTE A COMBINAÇÃO ENTRE OS DIVERSOS  COMPONENTES E DETALHES NELAS REUNIDOS.  ATÉ PODEMOS EM CONDIÇÕES EXCEPCIONAIS DE RELAXAMENTO E DE "OBSERVAÇÃO SEM OBSERVADOR", PERMITIR QUE AS FIGURAS "SE COMUNIQUEM"  COM A NOSSA CONSCIÊNCIA, E ASSIM, NOS INDUZAM A DESCOBRIR OS CONCEITOS E IDEIAS NELAS EXPRESSOS. ESSA COMUNICAÇÃO É POSSÍVEL E OCORRE POR INTERMÉDIO DO NOSSO INCONSCIENTE. SIM: A LINGUAGEM EXPRESSA NO TARO É SIMPÁTICA AO INCONSCIENTE, E A TENDENCIA É QUE ESSE SEJA ATIVADO POR AQUELE.
MAS COMO ENTENDER O INCONSCIENTE? AQUI A PALAVRA NÃO É ENTENDIDA COMO "FALTA DE CONSCIÊNCIA", MAS ANTES COMO  IN-CONSCIENTIA, OU SEJA, CONSCIÊNCIA INTERNA, CIÊNCIA DE DENTRO. ESSA CONSCIÊNCIA AINDA É POUCO SONDADA  POR SER DEVERAS AMPLA E ILEGÍVEL AO NOSSO ENTENDIMENTO LINEAR E DIALÉTICO. 
NO INCONSCIENTE É FORMADO POR VÁRIAS CAMADAS/NÍVEIS, E NELE ESTÃO GUARDADAS TODAS AS PRÉ-DISPOSIÇÕES FUTURAS, ASSIM COMO AS IDEIAS PURAS TRADUZIDAS, MUITAS VEZES, POR MEIO SÍMBOLOS, METÁFORAS, MITOS,ETC. MAS NELE TAMBÉM ESTÃO SEDIMENTADAS AS MEMÓRIAS, O PASSADO. 
NOSSA CONSCIÊNCIA VIGILICA E IMEDIATA, A QUE USAMOS PARA DEFINIR A REALIDADE  FICA ENTRE O CONHECIDO(PASSADO) E AS POTENCIALIDADES DO POR VIR(O NOVO).

O INCONSCIENTE É COMUMENTE SIMBOLIZADO POR UM OCEANO. VENDO ASSIM, NOSSA CONSCIÊNCIA DO AQUI E AGORA NA QUAL OPERA O "EU" NÃO PASSA DE UMA ILHOTA PERDIDA NA VASTA SUPERFÍCIE DESSA DIMENSÃO OCEÂNICA. MAS O INCONSCIENTE É BEM MAIS DO QUE ISSO: É TAMBÉM O ESPAÇO SIDERAL, O CÉU. 
PODEMOS DIZER QUE  TUDO O QUE ESTÁ SOB A SUPERFÍCIE DO OCEANO É O SUBCONSCIENTE, AS MEMÓRIAS,OS REGISTROS DO QUE JÁ ESTEVE NA SUPERFÍCIE. MAS NOS ESTRATOS MAIS PROFUNDOS, INTRA OCEÂNICOS E SUBTERRÂNEOS A MATÉRIA PURA É FABRICADA NO "NÚCLEO" PLANETÁRIO, E POR ESSA RAZÃO É DITO QUE "QUANDO DESCASCAMOS TODAS AS MEMÓRIAS E LIMPAMOS AS PROFUNDEZAS, CHEGAMOS A MEMÓRIA PURA, AQUELA QUE GUARDA OS CÓDIGOS DIVINOS E PUROS DA MATÉRIA".. 

O POTENCIAL FUTURO,  RESIDE NO DOMÍNIO CELESTE/ SIDERAL, QUE DE CERTA FORMA ESTÁ IMANENTE NO NÚCLEO, AFINAL, A TERRA É UM CORPO CELESTE E FOI FORMADO DO E NO ESPAÇO COM MATÉRIA PRIMA SIDERAL. ATENTEM, CONTUDO,M QUE QUANDO FALAMOS SOBRE POTENCIAIS FUTUROS OS MESMOS ESTÃO SEMPRE DISPONÍVEIS PARA QUEM PODE VÊ-LOS E MANIFESTA-LOS.

O TARO SIMBOLIZA TODAS ESSAS CAMADAS SINTETIZADAS NO HOMEM REAL, AQUELE CAPAZ DE CONECTA-LAS E REALIZA-LAS CRIATIVAMENTE SOB A  LUZ DA RAZÃO. SOMOS O "ELO" PERDIDO ENTRE O SUPRA MUNDO DAS POTENCIAS INTELIGENTES E CRIADORAS E O SUB MUNDO DAS POTENCIAS FORMATIVAS DA MATÉRIA/SUBSTANCIA PURA. COMPETE AO REINO HUMANO COMPREENDER ESSAS CAMADAS DENTRO DE SI MESMO E PARTIR PARA SER DEUS EM AÇÃO CONHECENDO E EXPANDINDO A PRÓPRIA OBRA.
O TARO  É A CHAVE SIMBÓLICA REVELADA AO HOMEM  PARA QUE ELE APRENDA A SE TORNAR A FORÇA/PODER  INTELIGENTE DA CRIAÇÃO.  OS ENSINAMENTOS NELE CODIFICADOS SÃO TÃO VASTOS QUE SERIAM NECESSÁRIOS VÁRIOS VOLUMES PARA FAZER SOMBRA AO QUE ELE GUARDA. MUITOS SIMBOLOGISTAS NÃO HESITAM AFIRMAR QUE NO TARO ESTÁ CONDENSADO TODO O CONHECIMENTO SAGRADO, UMA VERDADEIRA BIBLIOTECA POSTA EM SÍMBOLOS ATEMPORAIS, EMBORA ATUALIZÁVEIS. 
MAS DIANTE DE TODA ESSA SACRALIDADE E PROFUNDIDADE DO TARO, UMA PERGUNTA NÃO CALA: POR QUE ELE FOI VULGARIZADO?

(CONTINUA NA PARTE 2)


(212309909 A FORÇA DIVINA AGE POR MEU INTERMÉDIO E REPARA TODAS AS PARTES CINDIDAS À LUZ DA CIÊNCIA-ARTE DO AMOR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário